Linguagens do Teatro

Em Teatro tudo é linguagem, as palavras, os gestos, tudo serve para exprimir, para significar, para comunicar ao público a mensagem do autor/diretor. 

A Fala: Não esquecer a entonação e ondulação da voz. Uma boa voz é proveniente de uma boa respiração. A fala da vida à palavra e ao autor. Evite o mesmo tom. Ser monocórdio cansa a plateia. 

O gesto: É toda atitude corporal. O gesto só é dramático na medida que vem do interior do personagem. 

O Movimento: 
Movimentos despropositados distraem a atenção do público, todo movimento deve ter uma intenção, um propósito de acordo com a cena. De forma geral, podemos dividir os movimentos em duas categorias: 
Movimentos fundamentais são aqueles que devem acontecer, tais como: um tiro, entradas e saídas, escrever uma carta. Devem acontecer no momento exato. 
Movimentos secundários são aqueles que preparam os movimentos fundamentais. 

Mímica facial: São linguagem fisionômica, as expressões assumidas pelo rosto. Dependem muito do tamanho do teatro. Muito longe do público se perdem. A iluminação é importante que ilumine o rosto do ator. 

A caracterização: Procurar valorizar o rosto do ator, uma maquiagem clara aumenta o rosto, aproxima o público, tons escuros produzem o efeito de aprofundamento. É importante lembrar que a maquiagem do palco deve ser mais forte que a normal, exagerada, de forma a transmitir o sentimento do personagem. 

O penteado: Deve contribuir para indicar os gostos do personagem, a idade, a classe social e o local em que vive o personagem, além dos traços psicológicos. 

Adereços: Os adereços matem estreitas relações com o ator que as usa, são as bengalas, cachimbos, pentes, etc. 

Iluminação: A principal finalidade é iluminar o ator, deverá vir de cima para evitar sombras nos cenários e cria o ambiente da peça. Uma dica para criar o clima da peça é apagar lentamente a luz da plateia e dar um tempo de 15 a 30 segundos para começar o espetáculo. 

A música e os sons: Servem para realçar uma situação ou um estado psicológico. Define ambientes e criar atmosferas podendo inclusive sublinhar as relações entre os personagens.

Fonte:
https://www.ced.seduc.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/82/2021/02/LGG034-sugestao-de-aulas-para-a-eletiva-de-teatro.pdf

Comentários