Teatro de Sombras

Habilidade: 
Distinguir, explorar, compreender e empregar diferentes formas de expressão para ampliar as experiências artísticas.

Dá-se o nome de teatro de sombras ao espetáculo que consiste na criação de certos efeitos ópticos. Para a realização do teatro de sombras, precisa-se de uma lâmpada ou outra fonte de iluminação e uma superfície lisa e clara (podendo ser uma parede, uma tela ou um ecrã). 

Deve-se colocar as mãos ou uma marionete em frente à luz para que a sombra seja projetada na parede ou tela. Consoante a posição das mãos e os movimentos, pode-se criar/imitar/reproduzir figuras: animais, seres humanos, etc. 

Pensa-se que a origem do teatro de sombras reside na Pré-história, quando o homem das cavernas realizava sombras com o fogo (com que cozinhava os alimentos). Em países asiáticos como a Índia e a China, também se passaram a usar marionetes atrás de lenços para a realização do teatro de sombras. 

Na China, conta-se uma lenda sobre a origem do teatro de sombras: o imperador Wu Ti, da dinastia Han, no ano 121, estava devastado por ter perdido a sua bailarina favorita e ordenou que seu mago a trouxesse de volta do reino das sombras, do contrário, ele seria decapitado. Então o mago usou sua criatividade e pensou na solução: ele pegou pele de peixe transparente e fez uma silhueta de bailarina e montou uma apresentação a luz do sol, colocando uma cortina branca contra o sol (como acontece com a luz atrás da caixa de sapatos) e, assim, ao som de flauta, ele fez uma bailarina surgir na sombra, fazendo seus movimentos leves e graciosos e ali surgia o teatro de sombras.

À prática de criar figuras com as sombras das mãos, atualmente, chama-se sombras chinesas. O conceito de teatro de sombras, geralmente, é aplicado quando se usam marionetes como parte do espetáculo. 

Há quem seja da opinião de que o teatro de sombras é o antecedente do cinema: tratou-se da primeira experiência baseada na reprodução de movimentos e ações num ecrã (tela). Como é óbvio, ambas as técnicas são bastante diferentes embora tenham em comum essa particularidade. 

Mas o teatro de sombras é também realizado com o uso de bonecos feitos de papel (silhuetas deles), onde se faz o uso de uma caixa contendo uma luz ao fundo e usa-se esse boneco de papel, por exemplo: 

– Usando uma caixa de papel, como uma caixa de sapatos, faz-se um corte retangular na superfície, em seguida usa-se papel vegetal para cobrir esse corte. Agora desenham-se bonecos em silhueta como a silhueta de um passarinho ou de uma princesa (prendendo esse desenho num lápis ou qualquer outro objeto que não apareça muito na cena) e coloca-se a luz na parte de trás, um pouco afastada da caixa e esse boneco na frete, mas perto do papel vegetal. A luz bate nesse desenho e projeta sua silhueta no papel vegetal na caixa, criando um teatro de sombras. 

Outro tipo de arte associado ao teatro de sombras é o chamado Teatro Negro de Praga, que consiste em realizar jogos de sombras e luzes com lanternas num cenário escuro.

Fonte:
file:///C:/Users/User/OneDrive/Imagens/Apostila-completa-de-teatro-pdf-free.pdf
https://conceito.de/teatro-de-sombras
https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/ensino_fundamental/a-historia-do-teatro-o-teatro-de-sombras/

Comentários